INTRODUÇÃO

A realidade do Centro de Comando e Controle é permeada de eventos e ocorrências que carregam consigo intenso volume de dados, os quais requerem os esforços combinados de muitos indivíduos de distintos campos de atuação para sua solução.

Ambientes equipados com grandes painéis de visualização apresentam desafios técnicos e operacionais únicos, os quais requerem a utilização de softwares e equipamentos especializados que permitam seus usuários extrair dados e informações relevantes para a operação do Centro de Comando e Controle. Dada a complexidade de tais eventos, é de extrema importância a utilização de tecnologia que ofereça uma infraestrutura colaborativa, flexível o suficiente para dar suporte aos operadores na solução de problemas de diversas naturezas.

Recursos

O Software de Gerenciamento de Sistemas Visuais e Colaboração, MULTIVIS, provê aos gestores e operadores de Centros de Comando e Controle:

O Software de Gerenciamento de Sistemas Visuais e Colaboração, MULTIVIS, provê aos gestores e operadores de Centros de Comando e Controle:

Funcionalidades que permitem a colaboração entre múltiplos operadores e times distribuídos fisicamente em locais distintos e que trabalhem em diferentes aspectos de um dado evento.

 

A solução aqui apresentada é capaz de prover a múltiplos usuários uma infraestrutura de operação homogênea que permite o acesso, a apresentação e o compartilhamento de informações e dados relativos à operação do Centro de Comando e Controle de maneira efetiva.

01

De maneira analítica é descrito abaixo o conjunto de funcionalidades desta ferramenta:

Descrição da funcionalidade

1.1

Arquitetura de hardware distribuída (embarcada) ou centralizada (servidor de imagens), permitindo instalação em servidores físicos ou virtualizados.

1.2

Interface de usuário multiplataforma para desktops (Windows, Linux ou Mac) ou dispositivos móveis de qualquer sistema (Android, iOS ou Windows Phone).

1.3

Criação de área de trabalho única em cada painel de visualização, onde diversas aplicações e documentos podem ser executados livremente, posicionados e redimensionados.

1.4

Capacidade de visualização simultânea de múltiplas janelas de aplicativos ou imagens de vídeo em tempo real. O número de janelas simultâneas não é limitado em função de disponibilidade de licenças.

1.5

Arquitetura cliente-servidor, permitindo controle remoto por um ou mais operadores através da rede local ou através de uma rede remota (LAN e WAN). Conectividade total para operação e captura em redes sem fio locais ou móveis de qualquer natureza (Edge, 3G, 4G, Wifi etc.).

1.6

Conexão simultânea de um operador com um ou mais painéis de visualização (video wall) através da mesma interface cliente.

1.7

Ferramenta desenvolvida em plataforma web, permitindo que usuários externos interajam com o painel sem a necessidade de instalação de software e configurações adicionais, necessitando apenas da autenticação ao servidor.

1.8

Sistema avançado de gerenciamento de perfis de usuários que permite a configuração de permissões de acesso e privilégios a usuários e grupos de usuários. Integração com base de usuários do S4C.

1.9

Recursos de autenticação por usuário e senha.

1.10

Gerenciamento de usuários, grupos e permissões, permitindo a restrição de áreas de trabalho no painel de visualização (vídeo wall) para cada usuário, acesso a layouts, scripts, agendamentos, fontes de captura e aplicações (criação, edição e execução).

02

1.11

Função de salvar layouts predefinidos que incluam janelas de capturas físicas, janelas de capturas por rede ou qualquer outra aplicação local em execução no gerenciador de imagens, permitindo compartilhamento entre painéis através da rede (LAN, WAN, 3G, 4G etc.)

1.12

Compatível com LDAP e Active Directory, permitindo que os níveis de acesso sejam diretamente associados aos grupos a que os usuários pertencem, definindo funcionalidades e região específica do painel de visualização (video wall).

1.13

Utilização de protocolo de transferência de hipertexto sobre uma camada adicional de segurança com os protocolos SSL/ TLS, permitindo criptografia e utilização de certificados.

1.14

Plataforma 100% web com utilização de extensões em web browser, não necessitando de instalação de programas nas máquinas dos operadores.

1.15

Interface gráfica de uso simples, contando com atalhos rápidos e recursos drag & drop (arrasta e solta), permitindo uma experiência ágil e efetiva ao operador do centro de controle. É possível através da mesma adicionar, remover ou arrastar objetos e outros conteúdos para a área lógica do painel de visualização (video wall).

1.16

Função Smart Pointer, que permite que cada operador tenha seu próprio mouse e teclado ativos na área de trabalho do video wall, de maneira que cada um possa controlar as aplicações diretamente no painel de maneira simultânea e independente, sem limite de usuários.

1.17

Customização de nome e de cor do ponteiro de cada operador que manusear o painel de visualização (video wall), permitindo a fácil identificação de quem está operando.

1.18

Controle total de mouse, permitindo que os usuários possam utilizar todos os botões do mesmo, incluindo a roda (scroll), e respondendo a todos os gestos e comandos de equipamentos equipados com tais funções (pinch, touch pads etc.).

1.19

Menu de atalhos diretamente no painel de visualização (video wall), permitindo rápido acesso a aplicativos em execução no mesmo e facilitando a operação em painéis touch screen.

1.20

Os usuários poderão utilizar computadores, celulares ou tablets para operarem os seus respectivos cursores, seja a partir da rede local, seja a partir de locais remotos.

1.21

Colaboração total e irrestrita entre ilimitados painéis de visualização (video wall) e dispositivos móveis, permitindo que imagens, capturas e vídeos sejam transmitidos de um painel a outro com uma simples ação de drag & drop (arrasta e solta).

1.22

Função Mirror, permitindo o espelhamento da ação em um painel de visualização (video wall) para ilimitados painéis remotos, de maneira que uma apresentação possa ser realizada entre unidades distantes. Unidades remotas também poderão atuar com o mouse no painel de visualização (video wall) apresentado.

1.23

Todas as imagens e vídeos compartilhados no painel de visualização (video wall) podem ser controlados (comandos de Pause, Play, FF etc.) a partir do mouse dos operadores diretamente no painel de visualização (video wall).

1.24

Cada operador pode controlar qualquer computador previamente autorizado na rede local ou remota através de seu próprio ambiente de trabalho, utilizando seu próprio mouse e teclado.

03

1.25

A ferramenta permite o controle do mouse e teclado do gerenciador de imagens remotamente por um ou mais usuários simultâneos.

1.26

Função Zoom em qualquer janela de captura física ou de rede. (Através do mouse – scroll).

1.27

Cada operador poderá enviar fontes de capturas ao painel de visualização (video wall) através de uma operação de “arrastar e soltar” (drag & drop).

1.28

Arquivos de imagem e vídeo podem ser enviados diretamente para o painel de visualização (video wall), através de um desktop ou dispositivo móvel, todos os arquivos são completamente processados e renderizados no painel de visualização (video wall), através da GPU.

1.29

Função de pré-visualização do conteúdo presente no painel de visualização (video wall), inclusive em dispositivos móveis.

1.30

Visualizador de arquivos de multimídia integrado que permite a visualização de arquivos de imagem, de vídeo, documentos e páginas web em janelas independentes no painel de visualização (video wall). Não há necessidade de se utilizar a máquina do operador para executar o documento ou aplicação.

1.31

Habilidade de compartilhar fontes entre múltiplos painéis de visualização (video wall) através de uma única ação drag & drop (arrasta e solta), incluindo a clonagem de aplicativos.

1.32

A ferramenta permite a captura ilimitada da tela de computadores conectados na mesma rede. A ferramenta de captura de tela permite a captura de imagens com resoluções até 4K e taxas de atualização entre 30 e 60 fps.

1.33

Função ilimitada de captura de estações de trabalho, permitindo que o operador controle uma ou mais estações remotas diretamente a partir da área de trabalho do painel de visualização (video wall).

1.34

Função de captura de tela integrada e ilimitada, permitindo que cada operador faça a captura total ou parcial de fontes de imagens (Páginas web, captura via rede e capturas locais) ou envie o conteúdo completo de seu desktop, ou uma aplicação ativa em execução no mesmo, através de captura por TCP/IP (screen scraping), a uma janela independente no painel de visualização (video wall). A captura TCP/IP permite a transmissão tanto por redes cabeadas quanto por redes sem fio (Wi-Fi, etc).

1.35

Função ilimitada de serviço de terminal remoto por RDP/VNC, permitindo que o operador controle um ou mais terminais remotos diretamente a partir da área de trabalho do painel de visualização (video wall).

1.36

Integração nativa com o Citrix Receiver, permitindo que o operador controle uma ou mais máquinas virtuais e aplicações virtuais diretamente do desktop do painel de visualização (video wall).

1.37

Possibilidade de executar páginas web, documentos PDF, mapas e imagens de altíssima resolução (>100Mpixels) com
renderização completa e local no painel de visualização (video wall), isto é, sem esticar (sem realizar ‘strecht’) uma imagem de baixa resolução a partir da máquina do operador

1.38

A ferramenta permite a captura ilimitada da tela de computadores conectados na mesma rede.

04

1.39

Integração nativa com sistema VMS Milestone e outros de mercado.

1.40

Capacidade de configuração de diversos layouts de exibição, com definição de posicionamento e dimensão das fontes de imagens através de software cliente compatível com interface web e dispositivos móveis IOS, Android e Microsoft Windows.

1.41

Todos os ativos disponíveis no cliente podem ser inseridos em layouts, incluindo janelas de capturas físicas, janelas de captura por rede ou qualquer outro aplicativo local em execução no wall controller.

1.42

O acionamento dos layouts pré-configurados é realizado através de software cliente compatível com interface web e dispositivos móveis IOS, Android e Microsoft Windows.

1.43

Renderização 3D com aceleração de GPU nativa. Renderização total de fontes RDP/ VNC ou páginas da web.

1.44

Suporte para o Picture in Picture (PIP),  incluindo captura física.

1.45

Diversos aplicativos nativos de interesse de centros de comando e controle, como relógio, previsão do tempo, mapas e logo.
Possibilidade de integração de novos aplicativos conforme a necessidade através de API ou integração com webservices.

1.46

Servidor de áudio integrado permitindo a conexão a um receiver/amplificador, de maneira que o áudio de qualquer aplicação
possa ser compartilhado com os usuários da sala de controle.

1.47

Integração nativa com software de gestão de Centros de Comando e Controle S4C, possibilitando a criação de uma área de trabalho personalizada, contendo mapas, câmeras e alarmes provenientes daquele sistema.

1.48

Integração nativa com Google Maps, realizando a renderização localmente, isto é, sem fazer stretch de capturas.

1.49

Integração com monitores de painéis de visualização video wall, permitindo comandos remotos para ligar/desligar, gerenciamento
de cores, rotação de imagens, configurações de mesclagem ou sobreposição.

1.50

Possibilidade de execução de aplicativos locais em conjunto no Gerenciador de imagens sem interferência no seu funcionamento.

1.51

Função para envio de arquivos de imagem e vídeo diretamente ao painel de visualização (video wall) através de uma operação de “arrastar e soltar” (drag & drop). De maneira a não prejudicar o processamento da máquina do operador, as imagens são renderizadas no painel de visualização (video wall).

05

PRÉ-REQUISITOS

Configuração mínima recomendada para o servidor:

PC com Processador Intel® Core i7
Mínimo de 16GB RAM
Placas de vídeo NVIDIA Quadro
Sistema Operacional – Windows 10 PRO – Hyper-v
Enabled

Para MultiVis Connect (RDP/VNC):

VM com Ubuntu 16.04.2
02 NICs – MultiVis server/MultiVis Connect

Configuração mínima recomendada para os terminais de usuários:

PC com Processador Intel® Core i3
Mínimo de 4GB RAM
Sistema Operacional – Windows, Linux ou MacOS
Web browser Chrome, Firefox, Edge ou Safari

Configuração mínima recomendada para dispositivos móveis:

Tablets ou celulares Android 4.0
Tablets ou celulares Apple iOS 9

Obs.: A captura de tela só funcionará para Chrome através de aplicativo específico que pode ser baixado da Chrome Store.

06

VISÃO GERAL

O MultiVis é um sistema de gerenciamento de painéis video wall e colaboração, capaz de integrar diversos usuários locais ou remotos e compartilhar imagens, vídeos, sistemas e estações de trabalho.

É composto por um servidor que pode ser instalado em uma máquina física integrada ao video wall (gerenciador de imagens – sistema centralizado) ou em uma máquina física apartada e conectada via rede Gigabit a computadores embarcados instalados em um ou mais monitores do video wall (sistema distribuído).

Os usuários acessam os Clients de interação através de um navegador web comum, seja de um computador, seja de um dispositivo móvel. É possível também a integração com painéis touch, câmeras e sistemas de videoconferência. O áudio dos conteúdos do painel video wall pode ser conectado a um sistema de áudio central ou distribuído pelos ambientes.

07

Exemplos

interface do usuário em um navegador comum:

Vista no painel video wall do conteúdo apresentado acima:

08

Rede

Os servidores podem se comunicar entre si desde que tenham acesso através de uma rede LAN ou WAN. Câmeras IP, estações de trabalho e dispositivos móveis também poderão ser acessados.

09

INSTALAÇÃO DO SERVIDOR

De maneira analítica é descrito abaixo o conjunto de funcionalidades desta ferramenta:

1.

Executar o arquivo Multivis.exe como Administrador.

2.

Verificar se os arquivos GO-windows.bat e multivis_host estão selecionados para serem executados após o termino da instalação.

3.

Aguarde o término da instalação e execução dos scripts. Um novo ícone MultiVis será criado em sua área de trabalho.

4.

Dê um duplo clique sobre o ícone para inicializar o MultiVis Server e criar uma entrada de auto-inicialização do sistema caso o computador seja reinicializado. Logo após a inicialização do servidor o Chrome abrirá o Painel de Controle em localhost: 10000. Preencha os campos com o username: multivis e a senha: multivis.

10

5.

Após o acesso ao Painel de Controle, clique em MultiVis e depois em START para inicializar o display.

6.

A interface de controle pode ser acessada pelo ip do servidor porta 10000 ( ip-servidor:10000).

11

CONFIGURAÇÃO DO SERVIDOR

Para acessar a configuração do Servidor, o usuário deverá pressionar em Admin.

A seguinte tela aparecerá:

12

Para a configuração básica, o administrador deverá acessar o item “Wall Configuration Assisted”:

Os seguintes itens deverão ser configurados:

HOSTNAME:

Nome do video wall

 

MONITOR RESOLUTION WIDTH:

Resolução horizontal total do video wall

 

MONITOR RESOLUTION HEIGHT:

Resolução vertical total do video wall

 

LAYOUT WIDTH:

Quantidade de telas na horizontal

 

LAYOUT HEIGHT:

Quantidade de telas na vertical

13

PRIMEIRO ACESSO ADMINISTRADOR

Acesso

Por se tratar de um sistema 100% web, o usuário deverá acessá-lo através de um navegador de internet padrão. O MultiVis é compatível com os navegadores mais comuns, incluindo Chrome, Mozilla Firefox, Internet Edge e Safari.

A conexão ao servidor acontece através de uma conexão segura em SSL (HTTPS) através da porta 9090, conforme sintaxe ao lado.

Usuário

Caso o certificado utilizado em sua instalação seja próprio, isto é, não gerado por uma entidade certificadora, alguns navegadores poderão solicitar a sua atenção no primeiro acesso. Ignore o fato e pressione “Avançar”. A primeira tela que o usuário terá contato é a tela de login, onde deverão ser inseridos nome de usuário e senha.

O primeiro deverá ser feito com as seguintes credenciais:

Nome de usuário: admin
Senha: admin

Todos os usuários, senhas, grupos de usuários e níveis de permissão deverão ser configurados pelo administrador a partir deste momento.

14

Definições do administrador

Por se tratar de um sistema 100% web, o usuário deverá acessá-lo através de um navegador de internet padrão. O MultiVis é compatível com os navegadores mais comuns, incluindo Chrome, Mozilla Firefox, Internet Edge e Safari.

A conexão ao servidor acontece através de uma conexão segura em SSL (HTTPS) através da porta 9090, conforme sintaxe ao lado.

Definições de Usuário

O usuário deverá inserir seu nome e escolher a cor do ponteiro do mouse, de maneira que este possa ser facilmente identificado quando estiver em uso no video wall. Ele também poderá configurar a resolução de sua tela quando compartilhar aplicações no video wall (Baixa, Média, Alta e Completa) e a qualidade da transmissão (Baixa, Média e Alta).

Caso o usuário queira alterar estas configurações em outro momento, poderá acessar esta tela novamente através do menu lateral, item “Configurações”.

15

Tela Criação de Usuário

Ao clicar no ícone de adicionar (+), a tela ao lado será apresentada ao usuário. O administrador deverá preencher o nome completo, o login para acesso ao sistema, o endereço de e-mail e a senha do usuário a ser criado. Caso o usuário tenha privilégios de Administrador, o check box “Admin” deverá ser selecionado.

Permissões de Menu

O campo “Permissões de Menu” permite ao administrador definir qual item do menu lateral da UI estará disponível para o usuário em questão. Os itens da caixa da esquerda deverão ser selecionados e adicionados na caixa da direita através da seta apontando para a direita. Caso algum item necessite ser removido, a operação contrária deverá ser realizada com ajuda da seta apontando para a esquerda.

Permissões de App

O campo “Permissões de Apps” permite ao administrador selecionar quais aplicativos do item “App Launcher” do menu deverão estar disponíveis para o usuário.  O processo de seleção deverá ser repetido conforme acima.

Permissões de Partições

O campo “Permissões de Partições” permite ao administrador selecionar quais partições do video wall deverão estar disponíveis para o usuário. O processo de seleção deverá ser repetido conforme acima.

16

Tela Criação de Grupo

Para a criação de Grupos, a tela acima deverá ser apresentada ao Administrador. Ele deverá inserir o nome do Grupo e a descrição do mesmo.

Os usuários deverão ser incluídos através do check-box no lado direito da tela. De maneira análoga ao processo de criação de usuários explicado na página anterior, é possível a atribuição de permissões de Menu, APPs e Partições a um grupo como um todo, tornando mais simples a configuração de segurança.

17

SMART POINTER

A função Smart Pointer ativa a utilização do ponteiro do mouse do operador direto no video wall através da rede. Uma janela pop-up mostra as instruções, como usar o ponteiro e os seus vários modos. A tabela abaixo mostra a variedade de operações e atalhos possíveis do MultiVis disponíveis na estação do operador, incluindo as funções de zoom, controle de mídia, mapas e visualizador de PDFs.

19

COMPARTILHAR A TELA

O botão “Compartilhamento de tela” permite que cada operador envie o conteúdo completo de seu desktop ou uma aplicação ativa em execução no mesmo através de captura por TCP/IP (screen scraping) a uma janela independente no video wall.

A função não exige instalação de um software específico, mas sim uma extensão do navegador Google Chrome, que será apresentada automaticamente na Chrome Store.

Processo de instalação

1.

Ao clicar “Compartilhamento de tela” será apresentado um pop-up, clique em “Ok” e será carregada automaticamente a Chrome Store para a instalação da extensão.

2.

Após carregada a store, clique em “+ USAR NO CHROME” e “Adicionar extensão” e a extensão será instalada em seu navegador Chrome.

20

3.

Com a finalização da instalação, a extensão estará disponível em seu navegador.

Com a extensão já instalada em seu navegador, ao clicar em ‘Compartilhamento de tela’ a janela abaixo será mostrada, possibilitando o envio de seu desktop completo, parte dele (função crop), aplicações específicas ou guias do navegador Google Chrome.

 

Vários usuários podem compartilhar sua tela ao mesmo tempo.

21

UTILIZANDO O WEB VIEW

O botão ‘Navegador’ permite abrir uma webview no video wall: você pode digitar um URL na caixa de texto ou algumas palavras-chave na caixa de pesquisa (o mecanismo de pesquisa do Google será usado). Uma janela será aberta no video wall mostrando o site selecionado.

Importante frisar que a página será aberta diretamente no video wall em resolução total e não irá interferir com a máquina do operador. Toda a renderização é feita no video wall, não ocorrendo perda de pixels como acontece com ferramentas que utilizam funções de stretching.

Quando uma webview é aberta, você pode clicar com o botão direito do mouse em seu ícone e abrir um menu para as operações:

VOLTAR

Navega para a página anterior.

ADIANTAR

Navegar para a página seguinte.

ZOOM

Aproximar ou afastar a página (equivalente ao zoom no browser do ambiente de trabalho).

EMULAÇÃO

Selecione a emulação de desktop ou móvel (vários sites oferecem um layout escalável melhor no modo móvel).

ATUALIZAR

Atualiza a página.

ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA

Recarrega a página a cada 5 minutos.

PESQUISA NA WEB

Pesquisa no Google.

DIGITE UMA URL

Selecione um novo site para esta visualização da Web.
Pesquisa na Web: pesquisa no Google.

22

APP LAUNCHER

A função Application Launcher mostra as aplicações instaladas e disponíveis no seu sistema MultiVis. Além de aplicações padrão, é possível a integração de outras ferramentas de terceiros ou customizadas, seja por API, seja por webservices ou java script.

As seguintes aplicações estarão disponíveis como padrão:

CLOCK_SVG

Relógio com a hora atual.

CTX_CÂMERA

Visualizador de streaming via RTSP

CTX_VÍDEO

Visualizador de streaming HLS.

 

GOOGLE MAPS

 

WEB VIEW

Navegador Web.

CONFERENCE

Sala de reunião virtual com possibilidade de vários participantes remotos.

CONNECT

Conexão a computadores conectados a rede acessível ao MultiVis.

 

23

APP LAUNCHER

CONFERENCE – APP

Carregamento

Ao ser iniciado, o aplicativo realizará 3 etapas:

CARREGAR

Todas a bibliotecas e plugins são carregados.

CONECTAR AO SERVIDOR

O aplicativo se conecta ao servidor integrado de chat e controle de streaming.

CARREGAR A CÂMERA LOCAL

O aplicativo carrega a câmera do servidor para a videoconferência.

 

Tela Inicial

Após a etapa de carregamento, a seguinte tela será mostrada.

23

Carregamento

Ao ser iniciado, o aplicativo realizará 3 etapas:

1

Possível compartilhar a URL da sala com outros usuários através de:

SKYPE | WHATSAPP

    

Desktop:

Abrirá uma seção para logar em sua conta e compartilhar o link diretamente por ela.

Mobile:

Caso o app esteja instalado em seu celular, o mesmo será aberto e o compartilhamento será feito através dele.

2

Através dessa função é possível compartilhar a tela nas reuniões.

3

Abre o pop-up de chat.

4

Pausa o vídeo da sala

5

Pausa o áudio da sala.

6

Configurações da reunião.

24

Layout

À medida que novos participantes forem sendo adicionados à Conference, o aplicativo irá adequando seu layout de câmeras remotas e locais automaticamente

25

APP LAUNCHER

MULTIVIS CONNECT – APP

Carregamento

Ao ser iniciado o aplicativo carregará uma tela padrão.

CARREGAR

Todas a bibliotecas e plugins são carregados.

CONECTAR AO SERVIDOR

O aplicativo se conecta ao servidor integrado de chat e controle de streaming.

CARREGAR A CÂMERA LOCAL

O aplicativo carrega a câmera do servidor para a videoconferência.

 

Tela Inicial

Após a etapa de carregamento, a seguinte tela será mostrada.

26

Funcionamento

Antes de carregar o aplicativo é necessário configurar o IP do Gateway (Computador que dará acesso a máquina remota), para tal é necessário acessar o seguinte diretório:

Em caso de conexão rdp:

/Multivis/public/uploads/apps/connect_rdp.js

Em caso de conexão vnc:

/Multivis/public/uploads/apps/connect_vnc.js

 

Agora basta atribuir o IP a “remoteMachineIp” , assim como foi feito na imagem abaixo.

27

MEDIA BROWSER

O Media Browser lista todos os conteúdos atualmente disponíveis ao usuário do MultiVis. Você pode organizar seu conteúdo em pastas e ver os metadados associados a cada arquivo. Clique no botão ‘Media Browser’ novamente para fechar o painel.

Adicionar Conteúdo

Adicionar conteúdos a um video wall com o MultiVis é muito simples: você só precisa arrastar e soltar o conteúdo diretamente na interface do usuário, tanto a partir de computadores quanto a partir de dispositivos móveis, tanto em redes fixas (LAN, WAN) quanto em redes móveis (3G, 4G).

Formatos

Os formatos padrão são arquivos de imagem compatíveis com a web (PNG, JPEG etc.), filmes (MP4 etc.), arquivos de áudio, documentos PDF, arquivos CSV, arquivos JSON e arquivos PDB:

  • Visualizador de PDF: clique com o botão direito do mouse para a operação do aplicativo PDF (inclui download do documento PDF).

 

  • A interface do reprodutor de filmes permite iniciar e pausar a reprodução. Você pode silenciar e fazer um loop no vídeo.

 

  • Os usuários também podem baixar o arquivo de vídeo. Visualizador de imagens permite que você baixe a imagem e convertê-lo em um doodle para desenho.

28

GERENCIAMENTO DE LAYOUTS

A função Layout permite ao usuário fechar todas as aplicações em execução, organizar todas as janelas em execução no video wall ou salvar o layout atual como uma sessão (que pode ser carregada em um momento posterior). Os arquivos de sessão ficarão disponíveis no painel do Media Browser, conforme abaixo demonstrado:

29

CRIANDO E MANIPULANDO PARTIÇÕES

Através da criação de partições, é possível a segmentação da área de trabalho do video wall, permitindo que cada usuário manipule apenas a área de seu interesse. As funções de manipulação de partição são acessadas a partir do item do menu Layout. É possível manipular uma partição carregada com diversas aplicações como se fosse uma janela única.

30

MULTIVIS AUDIO MANAGER

O MultiVis Audio Manager é capaz de controlar o áudio de forma independente, através de menus específicos da própria aplicação. Este servidor de áudio é instalado por padrão no mesmo sevidor do MultiVis, mas podendo também ser instalado em um computador designado somente para esta função.

31